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segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Felicitações

                          
             Para 2013? Muitas Vontades...
         Para as vontades? O esforço coletivo de nossas ações, em reciprocidade e respeito pela equipe, alunos, ex-alunos, pais, servidores em geral. Saúde e Paz em 2013.

São os nossos votos!!


sábado, 29 de dezembro de 2012

ENEM 2012


MEC divulga resultado do Enem 2012; estudantes podem disputar mais de 129 mil vagas em 101 universidades.



Brasília – O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (28) o resultado final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. Os participantes podem acessar os resultados individuais, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no site do Enem.
Com o resultado do exame, os candidatos poderão disputar 129.279 vagas, em 3.751 cursos superiorespor meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Na primeira edição de 2013, 101 instituições públicas de educação superior selecionarão estudantes por meio do sistema.
O aluno interessado em fazer uma consulta às vagas oferecidas pelo Sisu também pode entrar no portal da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). No sistema é possível checar as vagas oferecidas por estado, instituição ou curso.
As universidades têm autonomia e poderão optar entre quatro possibilidades de aproveitamento do exame como processo seletivo: como fase única, com o sistema de seleção unificada; como primeira fase; combinado com o vestibular da instituição; como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.
Algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferentes para as provas do Enem 2012. Dessa forma, quando o candidato se inscrever para curso em que a instituição adotou outros critérios para determinada prova do Enem 2012, o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota, que será informada ao candidato.
De acordo com o MEC, é possível que o candidato tenha notas diferentes para cursos diferentes, já que as instituições participantes do Sisu podem atribuir pesos diferentes ou bônus nas provas do Enem 2012. Dessa forma, a nota do candidato pode variar de acordo com os parâmetros definidos pela instituição.
O processo seletivo do Sisu é feito em uma única etapa de inscrição e não terá vagas para cursos a distância. O candidato deve escolher até duas opções entre as vagas oferecidas pelas instituições.
O estudante interessado também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às vagas reservadas de acordo com a Lei de Cotas ou às vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.
Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada. Ao final dessa etapa, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus).
O processo seletivo terá duas chamadas. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente para a primeira opção.
O candidato que não conseguir nota para se matricular na primeira opção e for selecionado na segunda continuará concorrendo, na chamada seguinte, à primeira opção. Assim, se na chamada subsequente o candidato já matriculado na segunda opção for selecionado para a primeira (por desistência de candidatos selecionados, por exemplo), a matrícula na vaga da primeira opção implicará o cancelamento automático da matrícula efetuada anteriormente na segunda opção.
Depois das chamadas regulares do processo seletivo, o Sisu divulgará para as instituições participantes uma lista de espera, que será usada para preencher as vagas não ocupadas. Nesse caso, o candidato deve acessar o seu boletim, na página do sistema, e manifestar o interesse. Podem participar da lista, os candidatos não selecionados nas chamadas regulares e aqueles selecionados em sua segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula.
A novidade deste ano está na oferta de vagas específicas para políticas de ações afirmativas no Sisu. Todas as universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e centros federais de educação tecnológica participantes do Sisu terão vagas reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas.
Dessa forma, durante as duas chamadas do Sisu, o candidato que optar por uma determinada modalidade de concorrência estará concorrendo apenas com os candidatos que tenham feito essa mesma opção. O sistema selecionará, dentre eles, os que tiveram as melhores notas no Enem de 2012.
O sistema também faculta às instituições distribuir bônus como forma de ação afirmativa. A instituição atribui uma “pontuação extra” (bônus), a ser acrescida à nota obtida no Enem pelo candidato. Nesses casos, o candidato beneficiado concorre com todos os demais inscritos em ampla concorrência.

Heloisa Cristaldo - Repórter da Agência Brasil

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Manutenção da página!!

       


          Estamos em manutenção do portal. Um novo design tornará a navegação mais intuitiva,  Informativa e atrativa. Agradecemos aos visitantes.


segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Felicitações!!




             Noite cristã, onde a alegria dilata corações trazendo a paz e a harmonia. Também é tempo de refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada vez mais feliz. Breve haverá outras 365 novas oportunidades de dizer à vida, que de fato é necessário ser plenamente felizes.
              Que todos estabeleçam um novo vigor de humanidade.  E que nada seja mais forte do que a vontade de fazer o bem daqueles que brindam o afeto com suas virtudes.
Feliz Natal!!!

“Dedicatória aos alunos, professores (as) e demais colaboradores do Centro de Ensino José Malaquias.”

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Projetos pedagógicos

  Alunos participam de projeto de reforço escolar  


               Na semana de 17 a 21 de dezembro o Centro de Ensino José Malaquias está executando projetos pedagógicos como componentes de sua grade curricular. Os projetos foram elaborados pela escola e os recursos são oriundos da Secretaria de Estado da Educação. Dentre eles está o projeto SUPERAR que visa oferecer aulas de reforço escolar nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática para os alunos das primeiras séries do Ensino Médio que apresentem baixo rendimento escolar.
         Outro projeto que também está acontecendo nesta semana é o CONEXÃO LINGUÍSTICA que ofertará aulas  na área de Língua Estrangeira Moderna – Inglês e Espanhol. As aulas acontecem nos turnos vespertino e noturno intercaladas e os conteúdos selecionados a partir das necessidades detectadas em salas de aula pelos professores (as).
            A iniciativa o Centro de Ensino possibilita um avanço de aprendizagem aos alunos ao mesmo tempo que possibilita uma maior preparação para as series seguintes.
          “Com esses projetos, a escola disponibiliza uma melhor preparação para a continuidade dos estudos destes educandos a exemplo do que a escola ofertou aos alunos no preparatório para o ENEM  aos alunos do 3º ano. São experiências que com os resultados obtidos estaremos colocando no Plano de Ação em 2013” informou o gestor adjunto Professor Tonicilva.


Mais fotos
                                  Professor Vandeir com aula de Matemática 1 

                                     Professora Tatiana com aulas de Matemática 2  



                                    Professora Alcilene com aulas de Inglês  



quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

VI Feira Interdisciplinar ( Parte III )


  Estudantes do Centro de Ensino realizam evento de valorização cultural  


     Professores e alunos do Centro de Ensino José Malaquias realizaram neste sábado, 1º de dezembro, às 18:00 horas a VI Feira Cultural. O evento já faz parte do calendário cultural da escola e da cidade. Neste ano, a temática desenvolvida no projeto foi “História e Cultura Afrobrasileira: raízes do nosso povo” mostrando as riquezas e as contribuições na arte,na língua, na culinária, na música, nas danças, nas lutas, que os povos africanos trouxeram para o Brasil. Partindo do eixo temático as turmas desenvolveram temas específicos coordenados pelos professores das turmas.
Num primeiro momento o publico presente teve a possibilidade de visitar stands montados nas salas tendo contato com uma riqueza de conhecimento produzido naquela exposição  e que detalhavam o processo de miscigenação da sociedade brasileira. Em seguida os visitantes assistiram apresentações montadas pelos estudantes como danças de capoeira, dramatização de lendas dentre outras que abrilhantaram a noite.
A temática escolhida neste ano trabalha no principio de valorização das diferenças e da cultura de outros povos que assim como os europeus e os indígenas contribuíram significativamente para a formação da nossa sociedade disse a supervisora educacional Antonia Ferreira Cavalcante. Precisamos cada vez mais perceber a riqueza cultural dos povos afrodescendentes que compõem a nossa sociedade e a escola é um desses espaços de valorização pontuou a supervisora.

  Mais fotos  


                              Gestora Francisca Nunes fazendo a abertura oficial da Feira